“Com a Palavra, o Especialista”, Doutor Tomyo Arazawa!

1

A partir deste mês, o doutor Tomyo Arazawa também vai tirar as dúvidas das leitoras na coluna “Com a Palavra, o Especialista”. Em sua estreia, o ginecologista e especialista em endometriose responde a duas dúvidas muito comum entre muitas endomulheres. A primeira é: pode fazer a laparoscopia menstruada?

 Já a segunda é sobre a desobstrução das trompas durante a laparoscopia. É posspivel desobstruí-las durante a cirurgia? Você tem dúvida sobre endometriose, reprodução humana e saúde da mulher envie para carolinesalazar7@gmail.com com o título “Com a Palavra, o Especialista” com seu nome, cidade e estado. 

Lembrando que este espaço tem o objetivo de passar a informação e jamais substitui uma consulta presencial. Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

– Pode fazer a videolaparoscopia mesmo estando menstruada? Se não, tem melhor época (antes ou depois da menstruação)?  Larissa Meneses – Aracajú, Sergipe

Doutor Tomyo Arazawa: Pode fazer a laparoscopia mesmo estando menstruada sim Larissa, a menstruação não atrapalha a laparoscopia. Mas, se for possível programar para o período logo após a menstruação seria a melhor época. A menstruação só atrapalha caso seja feito também histeroscopia, que é o procedimento em que olhamos a parte interna do útero

– Tenho endometriose profunda e vou operar pela segunda vez em 2 anos. As duas trompas estão obstruídas, gostaria de saber se é possível desobstruí-las na videolaparoscopia? Anônimo – São José dos Campos, São Paulo

R: Olá! Na videolaparoscopia pode ser possível corrigir a obstrução sim, mas depende das condições das tubas uterinas durante a cirurgia, e qual porção das trompas está obstruída.

 

Sobre o doutor Tomyo Arazawa:

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), doutor Tomyo Arazawa fez sua Residência Médica e especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi o Preceptor de Ginecologia da FMUSP e se especializou em cirurgias minimamente invasivas (Endoscopia Ginecológica) também no Hospital das Clínicas da FMUSP, tais como cirurgias laparoscópicas, histeroscópicas e cirurgias robóticas.

Tem título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Endoscopia Ginecológica, ambas pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL) e da International Pelvic Pain Society (IPPS).

1 comentário

  1. Ivi Piovani Bavoso Felthes Em

    Boa noite, faz 20 anos que descobri que tenho endometriose, nesses 20 anos, foram 2 cirurgias, muitos e muitos médicos, exames. Em julho de 2017 retirei o utero pois estava com adenoma foco no intestino é na bexiga, minha cirurgia foi aberta. E ainda sinto dores. Por favor alguém me ajude pois acho que vou ficar louca. Obrigado!