“Saúde e Bem-Estar”: Decidiu engravidar? Os cuidados que a mulher deve ter antes da gestação!

0

Diariamente recebo inúmeros relatos de mulheres e seu imenso desejo de engravidar. Falamos há muito tempo no A Endometriose e Eu que a gravidez não é a cura para a doença, e tampouco tratamento para a doença.

Vejo a preocupação da maioria das mulheres apenas em relação se vai conseguir engravidar ou não, mas não vejo a preocupação em se preparar para a gravidez.

É preciso preparar o corpo para a gravidez. E hoje digo que a mente também (risos). Por isso é muito importante procurar seu ginecologista meses antes de parar o anticoncepcional para realizar alguns exames, tanto a mulher quanto o homem.

Na coluna “Saúde e Bem-Estar” a doutora Graciela Morgado dá cinco dicas de como se preparar para receber seu tão sonhado bebê. Muitos abortos espontâneos podem ser evitados com uma preparação adequada.

Compartilhe o texto com sua endoirmã que deseja ter seu bebê e que está no momento de se preparar para a concepção. Confira os cuidados que a mulher deve ter antes da gestação. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Por doutora Graciela Morgado

Edição: Caroline Salazar

 

cuidados que a mulher deve ter antes da gestação

Decidiu engravidar, e agora? Os cuidados que a mulher deve ter antes da gestação!

A gravidez é um momento muito esperado e especial. Para garantir uma gravidez saudável, do início ao fim, alguns cuidados antes da concepção são imprescindíveis. Por isso vou falar um pouco sobre essa preparação.

O indicado é que três meses antes da suspensão do anticoncepcional, a mulher já comece a se preparar para uma gestação.  Os principais passos dessa preparação são:

– O primeiro passo é agendar uma consulta com o ginecologista e realizar uma série de exames preventivos. É importante também, ficar atenta às doenças crônicas de base, como diabetes e hipertensão, que podem causar complicações na gravidez;

– Suplementação multivitamínica. Caso a paciente tenha alguma insuficiência vitamínica, é necessário iniciar a suplementação com medicamentos. O ácido fólico, por exemplo, é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento fetal e deve ser iniciado pelo menos três meses antes da gestação;

– Corte hábitos prejudiciais para a saúde. Aproveite o momento anterior à gravidez para adotar hábitos saudáveis. Pare de beber e de fumar e reduza o consumo de café, carne vermelha, frituras e alimentos gordurosos. Se você ainda não pratica nenhuma atividade física, esse é o momento ideal para começar;

– Cuidado com as substâncias químicas no organismo. Esse é o momento de atenção com os dermocosméticos e tratamentos capilares. É aconselhável avisar ao seu dermatologista que pretende engravidar em breve. Assim, ele terá tempo de formular novos produtos que não sejam prejudiciais ao bebê;

– Cuidados dentários. Procure programar todos os tratamentos dentários no período anterior à gravidez. Nessa época, uma infecção dentária pode levar a um parto prematuro. Portanto, faça o retorno com seu dentista para uma avaliação e limpeza!

Procure sempre orientação médica e não deixe de tirar todas as suas dúvidas. Uma gravidez saudável depende também de uma mente tranquila. Cuide-se!

 

Sobre a doutora Graciela Morgado Folador:

Ginecologista e obstetra, Graciela Morgado Folador tem Pós-graduação em Endometriose, em Cirurgia Minimamente Invasiva, em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida e Especialização em Vídeo-histeroscopia. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e da Advancing Minimally Invasive Gynecology Wordwide (AAGL). É médica-colaboradora do setor de Endometriose do Hospital das Clínicas de São Paulo, USP. Siga a fanpage da doutora Graciela.

 

Comments are closed.