28 de maio – Dia Internacional da Higiene Menstrual!

0

Por Caroline Salazar
Edição: Nathália Veras

Desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado à conscientização da higiene menstrual. Criado pela ONG alemã, WASH United, também tem o objetivo de promover a educação de meninas e mulheres e mostrar a importância de se realizar uma boa higiene durante o período menstrual.  

A data instituída como o Dia Internacional da Higiene Menstrual foi escolhida em consonância com a simbologia do ciclo menstrual: 28, a média de dias de um ciclo, e mês 5 por conta da média de dias de cada ciclo.

Esse dia também visa quebrar tabus, desmistificar e mostrar a importância da menstruação na vida da menina/ mulher e do conhecimento que precisamos ter sobre o assunto para conhecermos nosso próprio corpo e passarmos a trata-lo com mais naturalidade.

Eu sei que para quem sofre com as dores da endometriose, a menstruação é vista como torturante, mas saiba que em muitos casos é possível menstruar sem dor ou com pouca dor, aquela que te lembra que ela está chegando, e depois cessa.

Eu falo por experiência própria, pois sofri desde minha menarca, aos 13 anos. Foram 21 anos de sofrimento, 18 sem diagnóstico. Eu só fui saber o que era menstruar de forma saudável aos 36 anos.

Relatei melhor sobre minha experiência de menstruar sem dor depois de tanto tempo morrendo de dor e com sangue sadio no texto “Você sabe se seu sangue menstrual é saudável?”.

Na coluna “Histórias das Leitoras” há muitos outros relatos de endomulheres que menstruam normalmente. 

A menstruação deve ser urgentemente encarada com naturalidade, pois faz parte da natureza da mulher, mostra que seu corpo está saudável e, graças à ela, a mulher pode gerar, ou seja, faz parte do planejamento familiar.

Por isso, mais um motivo para começarmos a falar mais sobre período menstrual, e o tema deve começar a fazer parte não só da educação das meninas e mulheres, mas também da dos meninos e dos homens.

Para as meninas e mulheres minha sugestão é começar a tirar os eufemismos do nome menstruação e o estigma de que ‘estar menstruada’ é ‘estar suja’. Precisamos quebrar esse ciclo negativo que é passado há tantas gerações.

Um exemplo clássico é quando referimos o período à palavra “chico”. Quem nunca disse: “Estou de chico”. Eu mesma falei muito e descobri há pouco tempo pela Nathália que essa expressão vem de Portugal e significa “porco”, “chiqueiro”, ou seja, sujeira.

Aliás, foi a Nathália também, no ano passado, que me falou sobre o dia 28 de maio, mas ela me disse muito em cima da hora e não deu tempo de escrever a respeito.

Mas a partir de agora vamos falar mais a respeito deste tema para ajudar nesta conscientização, até porque tem tudo a ver com nossa causa da endometriose. Beijo carinhoso!

Comments are closed.