Aderências pélvicas: o que é e como tratá-las efetivamente?

0

No mês de conscientização da infertilidade, é muito importante falarmos de aderências pélvicas. É muito comum portadoras de endometriose terem aderências pélvicas. Além da dor, as aderências também são as responsáveis pela infertilidade na mulher, pois grudam os órgãos impossibilitando a motilidade deles. 

Os sintomas, especialmente, a dor constante pode ser facilmente confundida com endometriose. Porém, a dor das aderências são mais constantes, sabe aquela sensação de dor ardida?

E não melhora nem com morfina, pelo menos foi assim comigo. As aderências podem ser causadas pela inflamação da doença, mas também surgem após cirurgias. Por isso a importância de fazer a correta cirurgia. 

Quem está aqui desde a época que o A Endometriose e Eu era meu diário, lembra-se que na minha 1ª cirurgia eu estava praticamente morta por conta da minha pelve que estava congelada. Até então, nunca tinha escutado este termo: pelve congelada.

Toda a minha pelve estava aderida, e meus órgãos já não tinham mais seus movimentos naturais e alguns estavam sem funções! Relatei tudo em 2010 no blogspot. Doía para tudo: para andar, para respirar e, inclusive, até para abrir os olhos.

Como o tema ainda é pouco falado, e quando falam não dão muita luz no fim do túnel, achei muito interessante esta tradução exclusiva que encontrei no site do doutor Andrew Cook. Especialmente por esse problema também levar à infertilidade, já que estamos no mês de conscientização desta doença. 

Além de explicar de forma muito didática sobre o que é e os tipos de aderências, o texto também aborda como esse grude afeta os órgãos da pelve, além de claro, falar do tratamento efetivo, que além de remove-las e ainda pode ajudar a preveni-las.

Independente do problema é muito importante oferecer sempre a solução. E quando falamos em restabelecer a saúde, especialmente, a qualidade de vida, ter a solução, ou pelo menos, tentar resolvê-lo, faz toda diferença na vida do paciente. Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

Tradução: Miriam Ávila
Edição: Caroline Salazar

Na Vital Health (nota da editora: clínica do doutor Cook em Los Gatos, na Califórnia), tratamos com sucesso centenas de pacientes com aderências graves. Para alguns deles, a cirurgia não foi apenas uma mudança de vida, mas também uma economia de vidas.

Nossos pacientes com aderências recebem os mesmos cuidados de acompanhamento contínuo que nossos pacientes com endometriose.

O que são aderências?

As aderências são bandas de tecido cicatricial que se formam entre órgãos e estruturas adjacentes, fazendo com que elas se fundam. As aderências podem ser finas como teias de aranha ou grossas e densas como cola endurecida.

As aderências podem resultar de doença (como endometriose), infecção (como doença inflamatória pélvica), lesão (como após cirurgia abdominal) ou podem não ter causa conhecida (aderências idiopáticas).

Quando ocorrem aderências pélvicas, elas podem causar uma série de sintomas, dependendo dos órgãos e tecidos envolvidos.

Se os ovários estiverem envolvidos por cicatrização ou aderidos às paredes laterais da pelve, a presença de um cisto no ovário pode fazer com que as aderências se estiquem, resultando em uma sensação dolorosa e puxada.

Se os intestinos estiverem envolvidos por aderências, isso pode resultar em fortes dores por causa da motilidade restrita do intestino.
E, se uma seção do intestino for restrita por uma aderência, poderá resultar em obstrução intestinal parcial ou completa causando dor intensa, náusea e vômito. , constipação e diarreia.

Em casos graves de aderência, a pelve pode ficar “congelada” por densas aderências, fundindo a bexiga ao útero, o útero ao intestino grosso e os ovários e trompas ao intestino, paredes laterais da pelve e útero.

Em casos raros, toda a cavidade abdominal, contendo os órgãos reprodutivos e os intestinos, será obliterada por severas aderências, distorcendo a anatomia pélvica e impossibilitando ao cirurgião identificar os órgãos pélvicos sem primeiro realizar uma dissecção extensa e minuciosa das aderências.

“Eu tenho lidado com este problema há 27 anos. Eu tentei não deixar isso me atrasar, mas à medida que envelheço, fica um pouco mais difícil. Eu me sinto realmente encorajada por realmente haver uma resposta melhor para mim do que “você precisa viver com isso”.” – Carolyn T.

Como as aderências são tratadas?

Não existem medicamentos ou tratamentos não invasivos que destruam ou quebrem as aderências pélvicas, embora a massagem e a fisioterapia possam ajudar a alongar e afrouxar aderências, mobilizando órgãos.

A cirurgia é atualmente o único tratamento que pode efetivamente remover aderências. O problema deste tratamento, é que a própria cirurgia pode contribuir para a formação de novas aderências.

Por essa razão, requer um alto nível de especialização e técnicas especiais para tratar cirurgicamente as aderências, minimizando o risco de recorrência.

Tratando as aderências em pacientes de endometriose:
Pacientes com endometriose grave terão uma quantidade significativa de tecido cicatricial e aderências resultantes do processo inflamatório da doença.

Para evitar que essas aderências se repitam após a cirurgia, é essencial que todas as áreas da doença sejam totalmente removidas.

Se as aderências forem tratadas, mas a doença for deixada in loco, o processo inflamatório continuará e novas aderências provavelmente se formarão ao decorer do tempo.

Uma vez que a doença tenha sido totalmente removida, várias medidas podem ser tomadas para evitar a formação de aderências pós-operatórias.

Técnicas de cirurgia de adesão:

Independentemente da causa de suas aderências, várias técnicas podem ser usadas para removê-las, restaurar a anatomia pélvica, aliviar a dor relacionada à adesão e prevenir a recorrência.

Adesiólise:

O primeiro passo da cirurgia é um processo chamado adesiólise. Este é nome do processo de dissecção (para cortar ou separar) estruturas que foram fundidas por aderências.

Após remover cuidadosamente todas as aderências e cicatrizes sem causar danos às estruturas pélvicas, são necessárias habilidades cirúrgicas laparoscópicas avançadas e um amplo conhecimento da anatomia pélvica.

Uma vez que todas as aderências tenham sido cuidadosamente separadas, o paciente normalmente ficará com várias áreas de tecido cru.

Se essas áreas forem deixadas como estão, as estruturas adjacentes podem se ater a essas áreas cruas, resultando em novas aderências.

Este processo ocorre tipicamente durante as primeiras horas e dias após a cirurgia, e estas aderências recém-formadas podem, então, endurecer e apertar durante os meses seguintes.

Esta é a resposta de cura natural do corpo para “lesões”, embora algumas pessoas tenham uma tendência maior de formar tecido cicatricial e aderências do que outras.

Barreiras às aderências:

A fim de evitar a recorrência após a adesiólise, as barreiras de adesão podem ser colocadas sobre áreas cruas do tecido para protegê-las enquanto o tecido cicatriza.

As barreiras se degradam no decorrer de algumas semanas até o ponto em que a cicatrização progrediu suficientemente. O doutor Cook teve um bom sucesso com o INTERCEED, que é uma barreira de adesão à membrana de celulose.

Os resultados com essa barreira variam significativamente entre os médicos, com alguns relatando um aumento nas aderências pós-operatórias após seu uso.

Por esse motivo, é importante perguntar ao médico sobre os resultados clínicos dele. A razão pela qual os médicos estão obtendo resultados mistos com o INTERCEED é porque o material só deve ser usado em tecidos sem sangue e barreiras suficientes devem ser usadas para cobrir todas as áreas do tecido cru.

Se o sangramento não for adequadamente controlado antes da colocação do lençol e se as folhas não forem colocadas cuidadosamente sobre todas as áreas do tecido cru, podem ocorrer novas aderências.

O doutor Cook, no entanto, tem experiência contínua com o INTERCEED com excelentes resultados. Nosso meticuloso acompanhamento de pacientes nos permite acompanhar de perto nossos resultados pós-operatórios após a cirurgia de adesão e o uso de INTERCEED.

Suspensão ovariana:

Se existirem aderências entre os ovários e estruturas adjacentes, a suspensão temporária dos ovários, suturando-as fora do caminho das superfícies cruas próximas, pode ajudar a evitar que elas se reajuste na posição anterior. As suturas podem ser liberadas uma semana após a cirurgia.

Segunda análise laparoscopica atempada:

Em casos de aderências graves, uma técnica cirúrgica especial chamada Early Second Look Laparoscopy (ESLL) pode ser recomendada.

Esta é a prática de reoperar no paciente uma semana após sua primeira cirurgia. Dadas as aderências pós-operatórias tendem a se formar durante os primeiros dias após a cirurgia, dar uma segunda olhada uma semana depois dá ao cirurgião a chance de eliminar qualquer nova aderência antes de se estabelecerem.

Inicialmente, as novas aderências são normalmente finas, finas, engrossando com o tempo. Ao interromper o processo de cicatrização e reduzir estas aderências frescas, o risco de recorrência de aderências é reduzido. As barreiras de adesão são então reaplicadas em qualquer área onde se formaram aderências.

Laparoscopia assistida pela paciente:

Se a dor persistir, uma Laparoscopia Assistida pelo Paciente (PAL) pode ser recomendada. Neste caso, o paciente está sedado, mas consciente durante a primeira parte da cirurgia.

O cirurgião sondava cuidadosa e delicadamente as estruturas pélvicas com um instrumento laparoscópico e o paciente informa ao cirurgião se e quando identifica os locais que replicam sua dor.

Se forem encontradas cicatrizes ou aderências para desencadear a dor, estas serão então removidas após o paciente ter sido colocado sob anestesia geral.

Esperança para mulheres com dor relacionada as aderencias:

Se você acha que pode estar sofrendo de dor relacionada à aderências, há esperança!

A remoção laparoscópica especializada combinada com o uso cuidadoso de barreiras de adesão e, se indicado, um procedimento de segundo exame precoce pode ajudar a fornecer alívio a longo prazo e evitar a recorrência.

Fonte texto: Vital Heath

Comments are closed.