Tudo sobre as opções de tratamento para endometriose – parte 1!

2

Quando o assunto é as opções de tratamento para endometriose, ainda há muitas dúvidas por parte das pacientes. Afinal, há no mercado várias opções. Muitas mulheres tomam hormônios, outras já têm a indicação de cirurgia logo de cara, mas como decidir qual a melhor opção? 

Quando comecei o meu em 2010, eu não sabia nada sobre endometriose, que dirá os tratamentos disponíveis. Se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje, não aceitaria um tratamento específico que tive de fazer (me senti obrigada a fazê-lo, já que a equipe médica achava que esse remédio me livraria da cirurgia, mas como eu não tinha conhecimento, aceitei sem questionar).

Por isso quando me deparei com o texto “Opções de tratamento para endometriose”, do doutor Andrew Cook, pensei: “Era tudo que eu precisava ter lido quando fazia o meu tratamento”. E foi justamente para você não passar pelo que passei por pura falta de desconhecimento, que decidi traduzí-lo para você.

 Afinal, todo tratamento (independente da doença) deve ser decidido não só pelo médico, mas também pelo paciente. E todos os malecíficios e ou benefícios do medicamento deve ser mencionado pelo médico. Eu tenho o vício de ler bulas, então, imagina meu susto quando li  a do remédio que me levou à menopausa induzida.

O texto é bem grande, e para que haja melhor entendimento vou dividí-lo em quatro partes. Este é um texto de utilidade pública às endomulheres, por isso após ler, compartilhe-o com suas endoirmãs e também com seu especialista. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Por doutor Andrew Cook
Tradução: Miriam Ávila
Edição: Caroline Salazar

 

Opções de tratamento para endometriose –  parte1: 

 

Introdução:

Se você tem endometriose, pode ser confuso para si encontrar o tratamento certo e você pode estar se perguntando, “Como eu trato minha endometriose?”, “Quais são as minhas opções de tratamento?”, “Qual o especialista que pode me fornecer o melhor tratamento para endometriose?”.

Você já deve ter ouvido de tudo sobre as várias opções de tratamento, seja apenas tomando pílulas anticoncecionais para tratar seus sintomas de endometriose, ou até mesmo que você precisa engravidar ou fazer uma histerectomia para tratar ou curar sua endometriose. 

As informações abaixo ajudarão a explicar a gama de opções disponíveis para o tratamento da endometriose e como decidir a melhor abordagem para tratar sua própria situação única e os sintomas de endometriose que você está sentindo.  

Se você está lendo isso, tenha certeza de que você está no caminho certo. É muito importante estar bem informada sobre sua condição. 

Categorias de Tratamento:

As categorias básicas de tratamento para pacientes com endometriose incluem:

-Integrativa (medicina funcional e nutrição);
-Medicamentos para a dor;
-Medicina (medicamentos prescritos para alterar o equilíbrio hormonal);
-Cirurgia (excsião laparoscópica da endometriose);
-Fertilização in vitro (FIV); 

Escolhendo o melhor tratamento para você:

Mulheres com endometriose podem viver uma ampla gama de sintomas. Para saber quais são leia o texto “Quais são os principais sintomas da endometriose”.

As duas categorias básicas de sintomas de endometriose incluem ambas algum tipo de dor ou infertilidade (algumas mulheres têm tanto dor como infertilidade). As duas categorias básicas de tratamento da endometriose (usando medicina tradicional ocidental) são o tratamento clínico e o tratamento cirúrgico.  

Eu acredito que uma abordagem de integração proativa para a saúde num geral é uma parte importante da otimização da saúde em conjunto com a medicina ocidental tradicional e é especialmente importante para obter os melhores resultados nas mulheres com endometriose.  

No Vital Health Endometriosis Center utilizamos uma abordagem de integração científica que incorpora epigenética, medicina funcional e nutrição.

Tabela 1: Tipos de sintomas de endometriose e tratamento da endometriose:

  Tratamento Integrativo Medicação para a dor Tratamento Clínico Tratamento Cirúrgico Fertilização In Vitro
Dor Pélvica Possível Possível Possível Possível Não
Infertilidade Possível Não Não Possível Possível
Dor Pélvica e Infertilidade Possível Possível Não Possível Possível
             

 

Tratamento Integrativo:

O objetivo da medicina integrativa e da nutrição é o de chegar à raiz do problema e corrigir a disfunção do sistema orgânico e a inflamação subjacente à causa da doença em vez de simplesmente tratar os sintomas do estágio final de uma doença.

O campo evolutivo da medicina epigenética tem ajudado a fornecer uma base melhor para entender e melhorar nossa abordagem à medicina integrativa.

Nossa variação genética subjacente e sua interação com o nosso meio tem implicações significativas no risco de desenvolver doenças, além de proporcionar uma forma de otimizar a saúde.

O melhor programa de tratamento para endometriose incorpora medicamentos integrativos bem como outras opções de tratamento para fornecer o melhor tratamento e resultados.

Tratamento de medicação contra dor:

Os medicamentos para dor de fato não curam a endometriose, mas podem ser necessários para aliviar a dor associada à endometriose até que a fonte atual da dor possa ser tratada ou removida. Os medicamentos para a dor podem incluir não narcóticos e narcóticos.

Se uma paciente tiver apenas cólicas suaves durante o período, isso pode ser tratado com um NSAID – (nota da editora: abreviação em inglês de antiinflamatório não-esteróide, do qual a aspirina é o padrão (Motrin, Advil, Aleve, aspirina) – ou acetaminofeno (Tylenol) ou uma combinação de ambos.

Nunca exceda uma dose diária total máxima de 2400mg de ibuprofeno (Motrin, Advil) ou 1100mg de naproxeno de sódio (Aleve) ou 4.000mg de acetaminofeno ou 4.000 mg de aspirina. Nunca combine ibuprofeno, aspirina ou naproxeno com sódio.

Começar a tomar um desses medicamentos para a dor um dia ou dois antes das cólicas menstruais pode ser especialmente uma boa opção de tratamento no controle da dor cíclica relacionada à endometriose leve em algumas pacientes.

A dor severa na área pélvica não é normal. Às vezes, as mulheres são mal informadas ou pensam que a dor severa com períodos (cólicas assassinas) é normal. Não é verdade. Seu corpo está lhe dizendo que algo está errado. Você precisa dar atenção a isso. Consulte o seu médico e discuta as suas opções de tratamento.

Se seu médico não acredita na intensidade de sua dor, minimiza ou invalida a gravidade de sua dor, é hora de seguir em frente e encontrar um médico que entenda melhor a realidade dessa dor e suas ramificações.

Para ajudar a dar uma perspectiva sobre como a dor de endometriose é ruim, considere que não é incomum após a cirurgia extensiva de endometriose para pacientes terem muito menos dor da cirurgia do que todos os meses com o período ou até mesmo com o nascimento de um bebê.

A potência de dor em pacientes com endometriose pode ser horrível e incapacitante. É medicamente apropriado usar narcóticos para tratar esse nível de dor. Isso geralmente é apenas um tratamento temporário, enquanto a fonte real da dor está sendo tratada ou removida.

Fonte: Vital Health
Imagem: DepositPhotos/ Caroline Salazar

2 Comentários

  1. KELLY CRISTINA DOS SANTOS Em

    Amo suas publicações, há trinta dias fiz a vídeo. Com um médico que me deixou bem tranquila para isso, foi uma cirurgia extensa, mas com retirada grande de focos. A linha de tratamento que meu médico sugere é a melhor de eliminar medicamentos. Vou tentar já que eu sei muito bem o estrago que esses hormônios faz no corpo. Não preciso de mais uma doença.

    • Caroline Salazar Em

      Kelly, querida! Obrigada pelo carinho! Que bom que seu especialista resolveu seu problema! Fico muito feliz por isso! Que seja uma nova vida e sem dores como a minha. Beijo carinhoso!