“Com a Palavra, o Especialista”, Doutor Tomyo Arazawa!

0

Não há regra para as dores da endometriose. Quem sofre com os sintomas da endometriose, especialmente com as cólicas fortes, pode ter dor durante a menstruação ou fora do período menstrual, bem como durante o período de ovulação ou em ambos os períodos.

Por isso a meu ver a doença ainda é um enigma, não pela sua origem ainda indefinida, mas pela forma única de como ela se manifesta em cada organismo. É sabido que os medicamentos tratam os sintomas, e que a mulher pode melhorar ou não com eles.

Muitas sofrem com os temidos efeitos colaterais desses tratamento, outras sofrem com os sintomas quando precisam induzir a ovulação para tentar engravidar naturalmente, principalmente aquelas que passaram por cirurgia. 

Em “Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Tomyo Arazawa tira dúvida de duas leitoras sobre medicamentos. Uma quer saber porque tem dores no período de ovulação induzido por remédio, e a outra quer saber se é normal ter dor abdominal e diarreia mesmo usando o dienogeste. Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

– Fiz a videolaparoscopia para retirada dos focos de endometriose há três meses e, há dois, estou usando Clomid para induzir a ovulação, pois quero engravidar. Porém, estou sentindo muitas dores pélvicas no período ovulatório, isso é normal? Flávia Martins, Rio de Janeiro, RJ

Doutor Tomyo Arazawa: Olá Flávia! Isso é esperado sim, pois a indução de ovulação faz aumentar a quantidade do hormônio estrogênio circulante no seu corpo. Isso pode aumentar a sensibilidade à dor. Porém, é importante saber também se na sua laparoscopia todas as lesões de endometriose foram retiradas, pois o aumento de estrogênio também aumenta a inflamação dos focos de endometriose, se não foram totalmente removidos, justificando as dores.

– Tenho endometriose e uso Kalist, mas sinto muitas dores abdominais e diarreia, isso é normal? Sâmia, Terezina, Piauí

Doutor Tomyo Arazawa: Olá Sâmia! O dienogeste, que é o princípio ativo da medicação que você está tomando, é um tratamento hormonal para endometriose. Porém, como todo tratamento hormonal, o dienogeste pode não ser efetivo para controles dos sintomas, além de ter outros potenciais efeitos colaterais. Minha recomendação seria procurar seu médico para reavaliar suas dores, e definir junto a ele qual outras alternativas você teria para seu tratamento.

 

Sobre o doutor Tomyo Arazawa:

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), doutor Tomyo Arazawa fez sua Residência Médica e especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi o Preceptor de Ginecologia da FMUSP e se especializou em cirurgias minimamente invasivas (Endoscopia Ginecológica) também no Hospital das Clínicas da FMUSP, tais como cirurgias laparoscópicas, histeroscópicas e cirurgias robóticas.

Tem título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Endoscopia Ginecológica, ambas pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL) e da International Pelvic Pain Society (IPPS).

Comments are closed.