O estado de São Paulo ganha duas importantes cidades na EndoMarcha 2019: Franca e Sorocaba. Franca é uma das cidades mais conhecidas do Brasil por ser considerada a Capital Nacional do Calçado. Já Sorocaba é a quarta mais populosa do estado e é um importante polo industrial não só do interior paulista, mas do Brasil.
Elas se unem as já 14 cidades do Brasil inscritas na edição de 2018: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Maringá, Salvador, Feira de Santana, Fortaleza, Florianópolis, Boa Vista e Belém.
Até o momento, 16 cidades, de 12 estados, receberão a 6ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose no dia 30 de março. Este é o nosso dia de 2019. Não existe outro.
Nesse dia mulheres no mundo todo estarão unidas em prol da conscientização de uma doença ainda pouco conhecida, mas que atinge uma a cada 10 mulheres. Além de espalhar os principais sintomas da endometriose, a caminhada mundial também tem o objetivo de dar voz às mais de 10 milhões de endomulheres brasileiras.
Maysa é a coordenadora da cidade de Franca e Mariana a de Sorocaba. Sejam muito bem-vindas ao time de coordenadores da EndoMarcha Time Brasil.
Precisamos nos unir em prol de nós mesmas e das futuras gerações. Desde 2014 nós temos um dia para chamar de “nosso”. Um dia para reivindicar o reconhecimento da doença como social, tratamento público, gratuito e de qualidade e maior conscientização das pessoas e dos médicos. Um dia que nós reivindicamos o que teria de ser nosso por direito. Não é um absurdo isso?
Pois é, mas precisamos ir à luta. A EndoMarcha é a única manifestação no mundo em prol das portadoras de endometriose e da conscientização da doença. Por isso a união de todos, portadoras ou não, independente, de que grupo participa é muito importante.
Como nos anos anteriores, os interessados a participarem da caminhada têm de se inscrever no Cadastro de Voluntários (clique aqui). Quem já se inscreveu em qualquer edição anterior, não precisa se cadastrar novamente. É importante se cadastrar, pois é por ele que os coordenadores entram em contato para passar as informações referentes à EndoMarcha de sua cidade.
Se sua cidade ainda não tem a EndoMarcha e você tem interesse em coordenar, inscreva-se até o dia 30 de novembro, enviando um e-mail para endomarch.brazil@gmail.com.
Não adianta ficar reclamando sentada no sofá. É muito melhor arregaçar as mangas e ir à luta, não é mesmo? A união faz a força e juntas somos mais fortes. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar