EndoMarcha 2020: Adiamento da 7ª edição por causa do Coronavírus!

0

Após o pronunciamento oficial do Ministério da Saúde sobre as medidas restritivas de prevenção ao enfrentamento da crescente propagação do Coronavírus (Covid-19) no Brasil, após a confirmação de que São Paulo e Rio de Janeiro já estão com transmissão comunitária – quando não é possível identificar a trajetória da transmissão -, como capitã da EndoMarcha Time Brasil comunico que nosso evento será adiado.

A EndoMarcha Time Brasil 2020 será adiada, e não cancelada. Até porque todas as 21 cidades oficialmente inscritas já estão com todo material pronto para o evento.

Porém, se nosso papel é conscientizar sobre uma doença e, no caso da EndoMarcha Time Brasil, além de conscientizar, nós falamos sobre uma nova conscientização da endometriose, que será tema de outro texto, não podemos ser inconsequentes e espalhar outra.

O produto mais importante da caminhada é o flyer com os principais sintomas da endometriose e que é distribuído durante toda a caminhada e se sobra os marchantes levam para divulgar nas suas comunidades, ou seja, em seus bairros, escolas, universidades, templos religiosos e etc.

E, com o pedido de restrição e de distanciamento social para conter a proliferação do Covid-19, não teria como distribuir os flyer e conversar com as pessoas que os recebem sobre a doença.

A EndoMarcha 2020 irá acontecer ainda em 2020 assim que a pandemia do Covid-19 for contida e as cidades liberadas para a ocupação nas ruas. As principais capitais do país já proibiram aglomerações com mais de 50 pessoas.

Por tudo isso e por trabalhar com saúde, eu sei como esse momento de restrição é importante para ajudar na contenção do Coronavírus e proteger nossos idosos, os mais atacados pelo Covid-19. Afinal, eles também participam do nosso movimento.

Até semana passada, os Estados Unidos tinham adiado a caminhada em 6 das 16 cidades, hoje resolveram adiar de todas as 16. Outros países como Itália e Espanha também adiaram.

A nova data da 7ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose será divulgada com antecedência para que todos possam se programar para comparecer.

Enquanto isso, escreverei alguns textos reiterando a importância do movimento, único mundial em prol das mais de 200 milhões de endomulheres no Brasil e no mundo.

Nunca uma doença fez um movimento tão grande, ocupando ruas e unindo tantos países em um único dia como a nossa EndoMarcha, que também tira a portadora da invisibilidade.

Mas seria bom ver essa união que estamos tendo para combater o coronavírus também para combater a endometriose, que atinge 1 a cada 10 mulheres e causa também efeitos financeiros negativos – leia o texto 1 e texto 2 sobre o EndoCost. Só não podemos criar pânico. Tudo ficará bem se a gente se recolher neste momento.

Por isso sua participação é muito importante. A Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose é um movimento que conscientiza, que luta pelo diagnóstico precoce e pelos direitos das mais de 10 milhões de endomulheres brasileiras.

As 21 cidades oficiais são: São Paulo, Sorocaba, Leme, Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba, Londrina, Maringá (PR), Florianópolis (SC), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA).

Você conhece nossas reivindicações? Clique aqui e conheça-as

Uma, que é ter o dia 13 de março como Dia Nacional da Endometriose, já estamos conseguindo. Falta uma votação no Senado para o PL ser aprovado e virar lei. Se Deus quiser – e se o Covid-19 deixar (risos) – em 2020 teremos pelo 1º ano nosso tão sonhado dia 13 de março.

Se você mora em alguma das cidades listadas acima ou próxima a alguma delas e acha que os tópicos listados fazem parte do seu direito de cidadã que paga seus impostos em dia, clique aqui, faça sua inscrição gratuitamente e junte-se a nós.

Chega de sofrer em silêncio, chega de ser invisível para a sociedade. Vamos mostrar que nós existimos e que somos muitas!

Na EndoMarcha você tem voz! Chega de silêncio! A união faz a força e juntos somos mais fortes. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Deixe seu comentário