EndoMarcha 2020/ 2021: Comunicado oficial do Time Brasil sobre a 7ª e 8ª edições!

0

Com o início da pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento físico no Brasil para conter o vírus, anunciei no dia 16 de março de 2020 o adiamento da EndoMarcha Time Brasil, que aconteceria no dia 28 de março em 21 cidades brasileiras.

Como forma de não deixar o adiamento prejudicar o principal foco da EndoMarcha, o de compartilhar a correta conscientização da endometriose, realizei uma Live no Instagram @aendoeeu no mesmo dia e horário que aconteceria o evento, onde conversei com todas as coordenadoras que estavam online.

A ideia era adiar a caminhada presencial para uma data mais segura, mas ainda em 2020. O que ninguém imaginava era que essa pandemia duraria mais de um ano e que teria uma segunda onda ainda pior do que a primeira.

Com os casos ainda em alta, a necessidade de se manter o distanciamento físico e a baixa expectativa de vacinação em massa a curto prazo, não é possível realizar nenhum evento onde a aglomeração e o contato entre as pessoas são primordiais. Portanto, não haverá EndoMarcha Time Brasil 2021 presencial.

Quando anunciaram a quarentena obrigatória no estado de São Paulo no dia 24 de março, e consequentemente em todo país, todo o material da EndoMarcha Time Brasil 2020 já estava pronto. Por isso iremos usá-los na EndoMarcha 2022 – se até lá todxs tiverem vacinadxs.

Seria bom ver essa união que estamos tendo para combater o coronavírus também para combater a endometriose, que atinge 1 a cada 10 mulheres e causa também efeitos financeiros negativos – leia o texto 1 texto 2 sobre o EndoCost

Nunca uma doença fez um movimento tão grande, ocupando ruas e unindo tantos países em um único dia como a nossa EndoMarcha, que também tira a portadora da invisibilidade.

Mas é preciso união para conseguirmos o quanto antes as reinvindicações da EndoMarcha Time Brasil e com certeza de todas as 10 milhões de endomulheres brasileiras.

Você conhece nossas reivindicações? Clique aqui e conheça-as. 

Uma, que é ter o dia 13 de março como Dia Nacional da Endometriose e também a Semana Nacional de Enfrentamento e Educação Preventiva, já estamos conseguindo. Falta uma votação no Senado para o PL ser aprovado e virar lei. Se Deus quiser – e se o Covid-19 deixar (risos) – em 2022 teremos pelo 1º ano nosso tão sonhado dia 13 de março.

Neste ano os Estados Unidos farão um evento virtual com todos os times e assim que eles disponibilizarem os detalhes informarei a todxs para participarem.

Nos próximos dias baterei o martelo, mas possivelmente a EndoMarcha Time Brasil também fará um evento online com as (os) coordenadoras (es).

Cuide-se e continue cuidando do próximo, seguindo todas as regras sanitárias de higiene e o distanciamento físico até que a vacina chegue a todxs para nos encontramos pessoalmente. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Deixe seu comentário