A endometriose é uma doença que se manifesta de diversas maneiras, por isso também os diferentes sintomas.
É sempre importante o especialista não só saber tratar a doença, mas saber distinguir esses sintomas com o objetivo de confirmar e ou descartar outra doença.
Em “Com a Palavra o Especialista”, o doutor Alysson Zanatta fala sobre a relação de dor nas pernas para aquelas que têm endometrioma e, consequentemente, endometriose profunda. (Leia o texto “O Verdadeiro Significado do Endometrioma de Ovário”).
Já a outra dúvida, é sobre se todas as endomulheres terão dor e inchaço abdominal. Estatisticamente cerca de 40% das endomulheres não têm nenhum sintoma.
Compartilhe mais um texto exclusivo do A Endometriose e Eu e ajude-nos a levar uma nova conscientização da endometriose. Beijo carinhoso! Caroline Salazar
Atenção: Esta coluna existe para tirar sua dúvida e para que você vá mais informada na sua próxima consulta. Porém, ela não substitui sua consulta médica, e, em hipótese nenhuma, tratamos de casos específicos nesta seção.
– Tenho uma dor insuportável na perna esquerda e tenho endometrioma no ovário esquerdo. Fiz vários exames e não deu nada na perna. Essa dor pode ser da endometriose? Alexsandra Diniz Cracco – Araguari, Minas Gerais
Doutor Alysson Zanatta: Quando há endometrioma ovariano, há endometriose profunda associada. A dor não é do endometrioma em si, mas pode ser da endometriose profunda, na ausência de outra explicação.
– É verdade que quem tem endometriose sempre vai sentir as dores e sempre vai ficar com a barriga inchada? Letícia Guimarães – Belo Horizonte – Minas Gerais
Doutor Alysson Zanatta: Não necessariamente, Letícia. Algumas mulheres que têm endometriose não sentem nenhuma dor. O inchaço, quando acontece, possivelmente seja decorrente da liberação de substâncias inflamatórias. É preciso averiguar com seu o médico que está lhe causando esse inchaço.
Sobre o doutor Alysson Zanatta:
Graduado e com residência médica pela Universidade Estadual de Londrina, doutor Alysson Zanatta tem especializações em uroginecologia e cirurgia vaginal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cirurgia laparoscópica pelo Hospital Pérola Byington de São Paulo e doutorado pela Universidade de São Paulo, USP. Suas principais áreas de atuação são a pesquisa e o tratamento da endometriose, com ênfase na cirurgia de remoção máxima da doença. Seus interesses são voltados para iniciativas que promovem a conscientização da população sobre a doença, como forma de tratar a doença adequadamente. É diretor da Clínica Pelvi Uroginecologia e Cirurgia Ginecológica em Brasília, no Distrito Federal, onde atende mulheres com endometriose, e ex-professor-adjunto de Ginecologia da Universidade de Brasília (UnB). (Acesse o currículo lattes do doutor Alysson Zanatta).