No primeiro texto da trilogia, o cientista inglês Matthew Rosser fala das formas mais raras da endometriose e ilustra nas figuras abaixo os locais que já foram encontrados a doença, tanto em mulheres quanto em homens.
Infelizmente, a doença já foi encontrada em qualquer local do corpo feminino. Há locais mais raros, como no cérebro, no coração e nos olhos, mas não impossíveis. Tudo é possível quando se trata da endometriose.
Mais um texto educativo. Compartilhe os textos do A Endometriose e Eu e ajude-nos a passar a correta conscientização da endometriose. Beijo carinhoso! Caroline Salazar
Por Matthew Rosser
Tradução: Alexandre Vaz
Edição: Caroline Salazar
As formas mais raras da endometriose encontrada em mulheres e em homens
Março é oficialmente o mês de conscientização da endometriose e isso significa que é hora de eu voltar a escrever. A conscientização da endometriose tem progredido rapidamente desde que eu iniciei o blog, em 2010, e o contraste parece maior ainda se olhar mais atrás. Isso conduziu a mudanças notáveis no mundo real.
Pessoalmente eu notei que quando falo sobre minhas pesquisas e interesses, existem muitas pessoas que entendem de endometriose, ou pelo menos já escutaram o nome.
Certamente já não recebo muitos olhares vazios que as pessoas fazem quando ouvem falar de algo totalmente estranho a elas.
Contudo, a endometriose ainda não recebe a devida atenção por parte dos governos e legisladores, e por isso, eu saúdo as pessoas corajosas que estão lutando pela conscientização dessa doença.
Estando longe de ser uma doença rara, a endometriose pode apresentar algumas formas raras. O post dessa semana é dedicado a essas raras formas de endometriose, encontradas em locais inesperados, para criar uma espécie de atlas.
Qualquer pessoa familiarizada com endometriose saberá que ela geralmente se encontra nos órgãos pélvicos reprodutores ou em órgãos próximos a eles, tais como, útero, ovários, trompas de falópio e ligamentos e estruturas envolventes.
O que é menos conhecido, é que a endometriose já foi registrada em quase todos os órgãos do corpo humano, embora a descoberta de endometriose fora das suas localizações “habituais” seja extremamente rara dependendo do local.
Eu vasculhei a literatura disponível e descobri um diagrama (figura 1) que mostra todos os locais onde foi descoberta endometriose no corpo.
Igualmente, ou talvez ainda mais raro do que as localizações estranhas da endometriose nas mulheres, é a ocorrência de endometriose e endomiometriose (uma massa semelhante ao útero contendo músculo uterino e endométrio) em homens.
Tal como mencionado anteriormente, muitos dessas incidências da doença são raras, alguns dos casos (como endometriose no coração/cérebro/nariz) apenas foram reportados uma ou duas vezes. Então, esses tipos não são impossíveis, mas são muito improváveis.
Em muitos casos as portadoras reportavam sintomas cíclicos, como dor ou sangramento em torno do período menstrual, o que na verdade é a única pista que os médicos possuem de que a endometriose pode ser a culpada.
Existiram apenas cerca de uma dúzia de casos reportados de endometriose em homens. Então estamos falando de um fenômeno extremamente raro.
Na figura 2, abaixo, temos um diagrama semelhante ao da figura 1 (acima), mostrando as localizações de endometriose e endomiométrio masculina.
Interessante que a maioria desses casos ocorreram em homens que estavam sendo submetidos à terapia hormonal para o câncer de próstata, ou homens com uma doença ou medicação que alteraram o equilíbrio hormonal normal.
Uma das explicações mais plausíveis para endometriose masculina é que, durante os estágios iniciais do desenvolvimento – do embrião ainda no útero -, pequenos pedaços de tecido percursores do sistema embrionário feminino foram mantidos e podem vir a ser “ativados” quando expostos a influências hormonais externas (eu dei uma explicação mais completa sobre isso anteriormente em um texto sobre endometriose em homens).
Talvez isso possa nos dar uma visão mais clara de como a endometriose se desenvolve no corpo da mulher?
Texto publicado no blogspot em 29 de março de 2015
1 comentário
Pingback: Endometriose é encontrada em fetos na mesma proporção e nos mesmos locais das mulheres adultas! | Por Caroline Salazar