“Com a palavra, o especialista”, Doutor Alysson Zanatta!

0

 

Endometriose, adenomise, endometrioma, adenomioma… A endometriose é uma doença complexa que deve ser tratada apenas por especialistas. Ela pode acometer qualquer órgão do corpo humano.

Quando os focos estão na camada interna do útero, ela se chama adenomiose. Porém, além da adenomiose, há a possibilidade de ter os miomas da adenomiose, a chamada adenomioma.

Para sanar sua dúvida sobre a diferença entre adenomiose e adenomioma, o doutor Alysson Zanatta explica a diferença entre elas. A outra questão é sobre os medicamentos hormonais: eles previnem a endometriose?

Compartilhe mais um texto exclusivo A Endometriose e Eu e espalhe a correta conscientização da endometriose. Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

 

– O que é adenomioma? E qual a diferença entre adenomiose e adenomioma? Marli da Silva – Recife – PE

 Doutor Alysson Zanatta: Adenomiose significa “glândula (adeno) presente no músculo (mio)”. Ou seja, presença de glândulas de endométrio na camada muscular do útero (miométrio).

Esta costuma acontecer de forma difusa, ocupando parte ou todo o miométrio, tornando o músculo uterino mais irregular e amolecido, podendo levar a cólicas menstruais e sangramento irregular.

Quando essas glândulas endometriais formam nódulos circunscritos, no formato semelhante a um mioma, chamamos de adenomioma.

Boa parte das vezes, os exames de imagem nos dizem que são miomas, mas ao removê-los percebemos que são adenomiomas, mais amolecidos e com menor delimitação.

A grande diferença é que conseguimos tratar cirurgicamente o adenomioma removendo-os e preservando o útero, pois são delimitados.

Por outro lado, o tratamento cirúrgico da adenomiose seria apenas a histerectomia (retirada do útero), pois ela é difusa.

 

– O uso de anticoncepcionais e de dispositivos intrauterinos previne a endometriose? Mayara das Graças – Britânia – GO

Doutor Alysson Zanatta: Infelizmente não. Os medicamentos controlam os sintomas, em maior ou menor grau, mas não fazem com que lesões desapareçam ou mesmo evitam que elas surjam (prevenção).

 

Sobre o doutor Alysson Zanatta:

Dr Alysson ZanattaGraduado e com residência médica pela Universidade Estadual de Londrina, doutor Alysson Zanatta tem especializações em uroginecologia e cirurgia vaginal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cirurgia laparoscópica pelo Hospital Pérola Byington de São Paulo e doutorado pela Universidade de São Paulo, USP. Suas principais áreas de atuação são a pesquisa e o tratamento da endometriose, com ênfase na cirurgia de remoção máxima da doença. Seus inter­esses são voltados para iniciativas que promovem a conscientização da população sobre a doença, como forma de tratar a doença adequadamente. É diretor da Clínica Pelvi Uroginecologia e Cirurgia Ginecológica em Brasília, no Distrito Federal, onde atende mulheres com endometriose, e ex-professor-adjunto de Ginecologia da Universidade de Brasília (UnB). (Acesse o currículo lattes do doutor Alysson Zanatta).

Comments are closed.