EndoMarcha 2018: São Paulo aprova lei estadual de conscientização da endometriose!

1

 

No dia 05 de janeiro de 2018, o Estado de São Paulo sancionou a lei nº 16.635/18 que institui a “Semana Estadual de Prevenção e Conscientização dos Males Causados pela Endometriose” de autoria do deputado Cezinha de Madureira, do DEM.

Imagina minha felicidade ao ver essa notícia. Fui convidada a participar do programa “Agora é Lei”, da TV Alesp, que abordou o assunto e que irá ao ar na próxima quarta-feira, dia 28. As leis que preveem a semana de conscientização são importantes, pois assim as pessoas começam a ser educadas em relação ao assunto e a palavra endometriose começa a ser mais falada. 

São Paulo estava atrás de Roraima, que sancionou a primeira lei estadual em novembro de 2016, que instituiu a “Semana de Conscientização e Enfrentamento à Endometriose”. Neste ano o Estado terá sua primeira “Semana de Conscientização” e fará eventos ao longo do mês abordando a doença.

A lei nº 1.111/16, de autoria da deputada Lenir Rodrigues, do PPS, bem como a lei nº 7.713/ 14 aprovada em 2014 que instituiu a “Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose”, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, da vereadora Carla Stthepanini, do PMDB, são frutos do movimento EndoMarcha Time Brasil.

Em 2014, as francesas também conseguiram sua primeira lei a partir dos esforços da EndoMarcha. O movimento mundial surgiu para conscientizar a sociedade sobre uma doença tipicamente feminina, que atinge uma a cada 10 mulheres, e também para reivindicar os direitos das mulheres acometidas por ela.

Olha a importância da caminhada. Por isso, se você mora nas cidades de: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador e Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Boa Vista (RR) e região venha marchar conosco no dia 24 de março.

Clique aqui e faça já sua inscrição para participar da 5ª edição. É rápido e é gratuito. Se você já se cadastrou anteriormente, em qualquer ano, seu cadastro já está feito. Leia aqui o que reivindicamos (linkar post 45 dias).

No Brasil, 14 cidades de 11 estados estarão unidos a 80 países que sairão às ruas no mesmo dia. Chega de silêncio! Vamos mostrar que existimos e que somos muitos. Precisamos ser respeitadas como cidadã brasileiras.

Convide seus amigos, familiares, conhecidos e vizinhos. Todos juntos em benefício da saúde da mulher. A união faz a força e juntas somos mais fortes!  

Se você tem uma empresa e quer patrocinar a marcha em alguma cidade, entre em contato comigo endomarch.brazil@gmail.com. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar 

1 comentário

  1. Cristina Lara Em

    Já tem definido os locais que será a endomarca em cada cidade?