A EndoMarcha 2019 continua crescendo no estado de São Paulo e agora desce a serra até a Baixada Santista. Fazem parte da região metropolitana da Baixada Santista as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Monguaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
A 6ª edição da Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose da Baixada Santista será na cidade de Santos. A Flávia, do EndoMulheres Baixada Santista, é a responsável pela caminhada no litoral sul. Seja bem-vinda Flávia ao time de coordenadores da EndoMarcha Time Brasil.
Até o momento 16 cidades, além da Baixada Santista, receberão a EndoMarcha Time Brasil 2019: São Paulo, Sorocaba, Franca, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Maringá, Salvador, Feira de Santana, Fortaleza, Florianópolis, Boa Vista e Belém.
A endometriose atinge uma a cada 10 mulheres. Estima-se que no Brasil mais de 6, 7, 10 milhões de brasileiras sofrem com a doença. Muitas sofrem caladas, muitas sofrem com as dores incapacitantes, muitas sofrem por conta da infertilidade, que atinge cerca de 50% das endomulheres.
É preciso educar a sociedade, é preciso educar os médicos, é preciso mostrar aos nossos governantes que existimos e que somos muitas e a EndoMarcha é o maior movimento legítimo de educação e reivindicação que as mais de 200 milhões de portadoras no mundo todo têm. Vale dizer: um movimento feito por portadoras, familiares, amigos, médicos para toda a sociedade.
Desde 2014 nós temos um dia de luta e esse dia é o dia em que cerca de 80 países se unem em prol de um objetivo: divulgar a endometriose pelas ruas das principais cidades ao redor do mundo.
Se você pensa como nós que é preciso lutar por políticas públicas para as endomulheres brasileiras, junte-se a nós. Como nos anos anteriores, os interessados a participarem da caminhada têm de se inscrever no Cadastro de Participantes (clique aqui), é rápido e gratuito.
Quem já se inscreveu em qualquer edição anterior, não precisa se cadastrar novamente. É importante se cadastrar, pois é por ele que os coordenadores entram em contato para passar as informações referentes à EndoMarcha de sua cidade.
Se sua cidade ainda não tem a EndoMarcha e você tem interesse em coordenar, inscreva-se até o dia 30 de novembro, enviando um e-mail para endomarch.brazil@gmail.com.
Convide sua família, seus amigos, conhecidos, colegas de trabalho e até aquela pessoa que você não é tão chegada (risos). Afinal, ultimamente a endometriose está parecendo uma praga, e pode atingir qualquer mulher independente da idade.
Se você tem uma empresa e quer patrocinar a marcha em alguma cidade, entre em contato comigo endomarch.brazil@gmail.com
Chega de sofrer em silêncio! A união faz a força e juntas somos mais fortes. Curta a fanpage da EndoMarcha Time Brasil. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar