Senado Federal aborda endometriose no encontro “Pauta Feminina”!

0

No dia 27 de setembro fui uma das palestrantes do Pauta Feminina, no Senado Federal. A 59ª edição do projeto teve como tema a endometriose.

O encontro reuniu especialistas com o objetivo de discutir diagnóstico, tratamento e intervenções da doença que impactam a vida de milhões de endomulheres brasileiras.

O projeto é uma iniciativa das Procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em conjunto com a Bancada Feminina do Congresso, e é realizado mensalmente desde o segundo semestre de 2013.

O debate foi mediado pela ex-senadora e presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes. Além de mim, a portadora Paula Lemos, coordenadora da EndoMarcha Brasília, emocionou muitos presentes com sua história.

Ela falou sobre a perda de seu útero com 27 anos, como ainda convive com a doença e suas dores diárias, da tentativa de suicídio, e do apoio à lei 5559/16, em análise na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que dá ao paciente o direito à informação antes de serem adotadas condutas médicos-cirúrgicas. Ela não sabia que ia ficar sem o útero e continuar com a doença quando foi mutilada. 

 

Palestrantes e participantes da 59ª edição do Pauta Feminina aborda a endometriose no Senado Federal, em Brasília

Além de nós duas como representantes das endomulheres, também participaram da mesa o doutor Eduardo Ribeiro do Valle, especialista na doença; a doutora Hitomi Miura, Mônica Neri, responsável nacional pela Saúde da Mulher do Ministério da Saúde; e Francisca Valda, do Conselho Nacional de Saúde.

Não poderia terminar o texto sem agradecer algumas das responsáveis por esse feito.

Meu muito obrigada à Ada Lemos, que ao lado da filha, Paula, estão à frente de algumas articulações no Congresso Nacional em Brasília, e são as responsáveis por sugerir o tema à Rita Rebelo, da Procuradoria da Mulher, quem também agradeço muitíssimo por ter aceitado o tema e pela realização do evento.

Para assistir a palestra é só dar play abaixo! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Fotos: Geraldo Magela/ Agência Estado

Deixe seu comentário