O estado da Bahia ganhou um importante reforço na 5ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose.
Além das cidades participantes da marcha deste ano – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Maringá, Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Boa Vista – Feira de Santana junto com Belém, no Pará, fará sua estreia na EndoMarcha 2018.
Até o momento, no dia 24 de março de 2018, 15 cidades brasileiras, de 12 estados, estarão unidas em prol da conscientização de uma doença ainda pouco conhecida, mas que atinge uma a cada 10 mulheres. Além de espalhar os principais sintomas da endometriose, a caminhada mundial também tem o objetivo de dar voz às mais de 10 milhões de endomulheres brasileiras.
A coordenadora da EndoMarcha Feira de Santana é a querida Layane. Após receber seu testemunho com a doença e conversar com ela por whatsapp, a convidei para esta empreitada. E prontamente ela aceitou.
Seja bem-vinda ao time de coordenadores (sim, no masculino, pois temos dois homens no comando) da EndoMarcha Time Brasil.
Enquanto isso, a marcha na capital do Tocantins, Palmas, terá de ser cancelada, pois a coordenadora Kelly passará dois anos no exterior estudando. Se surgir outra interessada em coordenar a EndoMarcha Palmas é só entrar em contato comigo por e-mail até o dia 30 de novembro, prazo que se encerra as inscrições das cidades.
A Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose é a oportunidade que temos de nos unir para reivindicar os direitos que já teríamos de ter como cidadãos.
Mas cadê a união das endomulheres brasileiras?
Não adianta reclamar e ficar sentada no seu sofá.
Precisamos nos unir em prol de nós mesmos e das futuras gerações. Desde 2014 nós temos um dia para chamar de “nosso”. Um dia que nós reivindicamos o que teria de ser nosso por direito. Não é um absurdo isso?
Pois é, mas precisamos ir à luta. Por isso a união de todos, independente, de que grupo participa é muito importante. Como nos anos anteriores, os interessados a participarem da caminhada têm de se inscrever no Cadastro de Voluntários (clique aqui).
Quem já se inscreveu em qualquer edição anterior, não precisa se cadastrar novamente. É importante se cadastrar, pois é por ele que as coordenadoras entram em contato para passar as informações referentes à EndoMarcha de sua cidade. Já escrevi um texto sobre o “Papel dos voluntários na EndoMarcha Time Brasil“.
Precisamos dar um basta em nosso silêncio. Esta é a nossa oportunidade anual de mostrar nosso rosto, de gritar para quem quiser ouvir que a endometriose é uma doença séria, que precisa ser levada a muito sério pela sociedade e, principalmente, pelos médicos, para que haja o diagnóstico precoce da doença.
A EndoMarcha é a única manifestação no mundo em prol da portadora de endometriose e da conscientização da doença.
Pois é, e porque você não sai da sua zona de conforto e vai à luta? Você está feliz com o que tem?
A média mundial para que uma mulher seja diagnosticada é de sete a 12 anos.
Precisamos urgentemente do diagnóstico precoce. A doença afeta uma a cada 10 mulheres. É muita mulher sofrendo. Cadê essa mulherada toda?
Não adianta ficar reclamando sentada no sofá. É muito melhor arregaçar as mangas e ir à luta, não é mesmo? A união faz a força e juntas somos mais fortes. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar