“Com a Palavra, o Especialista”, Doutor Hélio Sato!

0

Antigamente, a adenomiose era conhecida como endometriose interna por se referir “dentro do útero”. Talvez, por isso, ainda hoje há muita confusão entre as duas doenças e, consequentemente, nos seus respectivos sintomas.

E é justamente este o tema da primeira dúvida da coluna “Com a Palavra, o Especialista”. A leitora diagnosticada com adenomiose difusa tem dor nas articulações dos braços, das pernas e do quadril. Em seu relato, ela também citou que tem um cisto no ovário, mas sua dúvida é somente sobre a adenomiose. 

A outra questão respondida pelo doutor Hélio Sato é sobre o diagnóstico. A leitora pergunta quais exames detectam a doença, pois ela sente muita cólica e cansaço extremo quando menstrua, mas ainda não recebeu nenhum diagnóstico.

Não é a primeira e nem a segunda vez que abordamos o assunto na coluna, e qualquer dúvida é só pesquisar no blog. Porém, a desta leitora fiz questão de colocar por conta dos sintomas que ela relatou.

Infelizmente, há ainda muitos sintomas subestimados na endometriose e a fadiga, o cansaço extremo citado pela leitora, é um deles. Fizemos uma série especial sobre os sintomas da endometriose no Instagram @aendoeeu e, em breve, teremos vídeo no canal do A Endometriose e Eu no YouTube

Compartilhe mais um texto exclusivo A Endometriose e Eu e ajude-nos a levar uma nova conscientização da endometriose. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Atenção: Esta coluna existe para tirar sua dúvida e para que você vá mais informada na sua próxima consulta. Porém, ela não substitui sua consulta médica, e, em hipótese nenhuma, tratamos de casos específicos nesta seção.

– Fui diagnosticada com adenomiose difusa após 12 anos correndo atrás para descobrir o que eu tinha. Descobri também um cisto no ovário esquerdo e sinto muita dor na articulação do quadril desse mesmo lado. Também tenho dores na musculatura das nádegas e nas articulações dos braços e das pernas. Doutor gostaria de saber se essas dores podem ter relação com a adenomiose? Resilda Marques – Campinas/ SP

Doutor Hélio Sato: Olá, Resilda! Aparentemente não, pois a adenomiose normalmente quando leva à dores, elas são mais na área baixa do abdômen e a mulher costuma sentir cólica quando menstrua. Diante destas queixas, sugiro muito que faça e refaça avaliações a fim de diagnosticar a(s) causa(s) destas dores, até mesmo para verificar que tipo de cisto você tem no ovário, já que relatou dor neste mesmo lado. 

– Quais exames são necessários para detectar a doença? Eu sempre senti muita cólica, cansaço extremo e eu fico um lixo quando menstruo. Sem contar o fluxo intenso, mas ainda não fui diagnosticada. Silvia Garcia – Niterói/ RJ

Doutor Hélio Sato: Olá, Silvia! A história da paciente e o exame clínico são essenciais para sugerir a doença e depois pede-se exames de imagens, como a ressonância magnética da pelve ou o ultrassom endovaginal, ambos com protocolo para mapeamento da endometriose. Importante realizar os exames de imagem em laboratórios com radiologistas especializados na doença.

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado em endometriose, em laparoscopia e em reprodução humana. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição. 
Hélio Sato tem certificado em laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é sócio fundador da clínica de reprodução humana LABFORLIFE.

Deixe seu comentário