Apesar de a endometriose estar mais relacionada à subinfertilidade do que à infertilidade absoluta, é preciso lembrar que além da idade da mulher, ter a doença pode deixar a endomulher mais suscetível à baixa reserva ovariana.
E isso acontece devido à inflamação da doença em atividade em nosso corpo, ou seja, quando você está com ela sem tratar a causa, por conta das cirurgias, uma vez que em ambos os casos o processo das aderências está presente e, claro, depende do órgão afetado pela doença.
Por isso se a endomulher tem desejo de ter filhos no futuro é muito importante fazer o exame que verifica a reserva ovariana, principalmente, se ela for para cirurgia e ou se tiver endometriomas, seja em um ou nos dois ovários.
Em “Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Hélio Sato tira dúvidas sobre a falência ovariana precoce (FOP) e endometriose. A leitora quer saber qual a relação entre as duas doenças.
A outra questão é sobre endometriose no reto. A leitora perguntou se a colonoscopia detecta a doença no reto e quais os sintomas da endometriose no reto. No vídeo, o doutor Hélio também explica quais exames detectam a doença neste órgão.
E são essas dúvidas das leitoras do blog A Endometriose e Eu que o doutor Hélio Sato responde nos vídeos abaixo. Aperte o play e tire suas dúvidas! Beijo carinhoso! Caroline Salazar
Atenção: Esta coluna existe para tirar sua dúvida e para que você vá mais informada na sua próxima consulta. Porém, ela não substitui sua consulta médica, e, em hipótese nenhuma, tratamos de casos específicos nesta seção.
– Qual a relação entre FOP (falência ovariana precoce) e a endometriose? Vilma do Nascimento – Mogi das Cruzes, SP
– Existe endometriose no reto? A colonoscopia identifica? Quais os sintomas? Margarida Vieira – Lisboa, Portugal