EndoMarcha 2020: Faltam 60 dias – conheça nossas reivindicações!

0

Hoje damos a largada na contagem regressiva para a EndoMarcha 2020 a ser realizada no próximo dia 28 de março, último sábado do Mês Internacional de Conscientização da Endometriose e data oficial do movimento mundial, que muda apenas quando esse dia for feriado nacional, como aconteceu em 2016.

Faltam 60 dias para a 7ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose e o Brasil é desde a 1ª edição o país com mais cidades inscritas.

Em 2014 saímos às ruas em 4 cidades e, 6 edições depois, já são 23 de 15 estados diferentes. Se você mora próxima a alguma dessas cidades listadas abaixo, clique aqui e faça seu cadastro gratuito e vem lutar por sua saúde e seus direitos.

São Paulo, Sorocaba, Leme, Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba, Londrina, Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador, Feira de Santana (BA), Recife (PE), Aracajú (SE), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA).

Você sabe o que nós reivindicamos nesse dia?

Neste dia nos manifestamos para pedir o reconhecimento da endometriose como doença social e de saúde pública e a garantia de nossos direitos.

  • Tratamento gratuito, correto e digno pelo SUS em pelo menos todas as capitais do Brasil;
  • Dia e Semana Nacional de Luta contra a Endometriose a ser celebrado no dia 13 de março, mês mundial de conscientização da doença,
  • Garantia dos mesmos direitos dos portadores de doenças tão graves quanto à endometriose, que viabiliza a isenção de impostos a carros adaptados, por exemplo, os de câmbio automático. Você sabia que muitas portadoras vivem à base de morfina e seus derivados em razão das fortes dores, inclusive nas pernas, limitando seus movimentos?  
  • O INSS tenha a endometriose como doença incapacitante enquanto a portadora estiver impossibilitada de exercer suas atividades;
  • Mais profissionais capacitados para realizar o diagnóstico precoce, realizar a correta cirurgia de remoção total a doença, recursos diagnósticos e centros de referência em todas as capitais brasileiras;
  • Melhor formação dos profissionais nas universidades. 

Se você acha que os tópicos listados fazem parte do seu direito de cidadã que paga seus impostos em dia, junte-se a nós no dia 28 de março de 2020.

A EndoMarcha é o único movimento legítimo em prol das portadoras de endometriose. E se você quer saber mais por que precisamos lutar por políticas públicas para as portadoras, leia o texto “Por que precisamos lutar por políticas públicas para as endomulheres?” 

Chega de silêncio, chega de ser invisível para a sociedade. Vamos mostrar que nós existimos e que somos muitas!

Chega de sofrer em silêncio! A união faz a força e juntxs somos mais fortes. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Comments are closed.