Você sabe a diferença entre dispareunia e vaginismo? E qual a relação dessas doenças com a endometriose?
Em “Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Hélio Sato explica a diferença entre a dor na relação sexual e o vaginismo e a relação dessas doenças com a endometriose.
A outra questão é sobre o fluxo menstrual forte e irregular. Há dúvidas em relação a esse sintoma, se ele é mais característico da endometriose e da adenomiose. No vídeo, o doutor Hélio Sato esclarece a diferença desse sintoma na endometriose e na adenomiose.
Aperte o play e tire suas dúvidas! E não deixe de ler meu texto autoral sobre o novo coronavírus “Mulheres com endometriose têm mais chances de se contaminar com o Covid-19?” e tire suas dúvidas em relação ao tema.
Estamos vivendo um momento atípico e, mesmo nós, endomulheres, que não temos nenhuma doença autoimune, mesmo não fazendo parte do grupo de risco, o distanciamento social é muito importante para tentarmos achatar a curva de contaminação e evitar o colapso no sistema de saúde.
Por isso, quem não trabalha com os chamados serviços essenciais, fique em casa! Beijo carinhoso! Caroline Salazar
Atenção: Esta coluna existe para tirar sua dúvida e para que você vá mais informada na sua próxima consulta. Porém, ela não substitui sua consulta médica, e, em hipótese nenhuma, tratamos de casos específicos nesta seção.
– Há alguma relação entre a endometriose, a dispaurenia e o vaginismo? Suelen Fontoura – Barra Mansa, RJ
– O fluxo menstrual intenso é sintoma de endometriose ou adenomiose? Silvia Garcia – Brasília, DF
Sobre o doutor Hélio Sato: