EndoMarcha 2019: Faltam 30 dias para a 6ª edição da marcha mundial!

0

 

 

Atenção, portadoras de endometriose! Você sabe quais são seus direitos? Você sabia que ter acesso à saúde é um direito constitucional?

E é justamente para garantir acesso ao tratamento adequado pelo SUS, os direitos que já deveríamos ter, e conscientizar a população sobre a endometriose que existe a EndoMarcha 2019, no próximo dia 30 de março, às 9h (horário de Brasília).

Há ainda outros direitos que sequer são assegurados no papel. Por exemplo, para algumas doenças graves é dispensada a carência para benefícios previdenciários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, o que não ocorre com a endometriose.

Outras doenças permitem isenção de imposto de renda, justamente pelo gasto que elas causam na renda familiar, e ainda isenção de imposto para compra de veículos adaptados, como é o caso de pessoas que precisam de carros automáticos.

Mas nós, portadoras de endometriose, ainda não temos o direito à saúde, que é básico, assegurado na prática. Imagine àqueles que sequer estão escritos? Clique aqui e saiba porque precisamos lutar por políticas públicas e pelo reconhecimento da doença como social.

Infelizmente o descaso que ocorre hoje com as mais de 10 milhões de endomulheres brasileiras aconteceu no passado com portadores de outras doenças, como a AIDS.

Você sabia que a conquista de políticas públicas aos portadores de HIV só foi concretizada após luta e reivindicação por parte da sociedade civil?

A pressão exercida pelos movimentos sociais, em especial, na época da epidemia, pressionou o governo e gerou respostas por parte do poder público.

As manifestações, que começaram como protestos nas ruas e que ganharam vida com outros movimentos, foram responsáveis por difundir na sociedade conhecimentos sobre a doença exigindo seus direitos e respostas do poder público.

Olha a importância da EndoMarcha para a conquista de nossos direitos. Se hoje o Brasil é pioneiro em pesquisas e tratamentos do HIV, damos graças a pessoas no passado que se engajaram na causa.

Eu citei esse exemplo para ver se crio ânimo nas endomulheres. Eu não me conformo de sermos tantas, muitas e, mesmo assim, ver tanta desunião entre as portadoras.

Além da desunião há também a questão de que muitas pessoas não sabem que têm direitos e que eles deveriam valer de verdade. Muitas não sabem que deveriam ter ainda mais direitos, mas que precisamos lutar por eles.

Você já se inscreveu para a 6ª edição da Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose. Faltam 30 dias para nosso grande evento!

Clique aqui e faça gratuitamente sua inscrição. Mais de 70 países estarão unidos neste mesmo dia!

Já falamos no post anterior as concentrações e trajeto das 20 cidades brasileiras inscritas na EndoMarcha Time Brasil 2019. Clique aqui e baixe o flyer virtual, a capa do facebook com todas as concentrações e ajude-nos na divulgação. 

Se você mora nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Leme, Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba, Londrina, Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador, Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Boa Vista (RR) e Belém (PA) e região está esperando o que para se cadastrar gratuitamente na EndoMarcha 2019?

Faça o download do flyer virtual, da capa do facebook com as concentrações e saiba o trajeto.

Não adianta ficar trancada em casa, escondida. Chegou o momento de nos unir, de mostrar nosso rosto, nossa voz, de mostrar que somos muitas e que existimos.

Precisamos ser enxergadas por nossos governantes, pelos médicos e pela sociedade. Chame seus familiares, amigos e até os inimigos (rs!). Espero todos! Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Deixe seu comentário