Feliz Ano-Novo! Um 2020 com muita saúde, esperança e realizações!

0

A cada ano, parece que o tempo passa cada vez mais rápido! Tenho a sensação de que ontem estava escrevendo o post para a entrada de 2019 e agora já estou escrevendo o de 2020!

2019 foi um ano de muito trabalho. Além de todo o trabalho de propagar uma nova conscientização da endometriose, finalmente nosso caminho se cruzou com o da deputada Daniela do Waguinho, MDB-Rio, e tiramos do papel o projeto de lei que intitula o dia 13 de março como Dia Nacional e a Semana Nacional.

O PL 3047/2019 foi aprovado por unanimidade na 1ª comissão, a de Seguridade Social e Família, e, posteriormente, teve seu requerimento de urgência aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados em novembro.

Agora, ele passa a ser prioridade na pauta de votações quando as atividades da casa legislativa retornarem. Em seguida, vai para votação no Senado Federal e, depois, é sancionado pelo presidente tornando-se lei federal.

Estamos na expectativa de ter nosso 1º Dia Nacional de Luta contra a Endometriose em 2020, mas se não der tempo, certamente o teremos em 2021, e veremos um de nossos muitos sonhos e desejos realizado.

A EndoMarcha 2019 foi um sucesso e o Brasil continua sendo o país com mais cidades que saem às ruas no mês de março, Mês Mundial de Conscientização da Endometriose.

O Dia Nacional foi escolhido em homenagem à 1ª EndoMarcha no Brasil e no mundo: dia 13 de março de 2014. Saiba mais sobre o PL 3047/2019 no texto: “Projeto de lei institui Dia Nacional e Semana Nacional da Endometriose”.

Na EndoMarcha 2020, 23 cidades sairão às ruas para espalhar os sintomas da endometriose, pois só assim poderemos ter o diagnóstico precoce, e uma nova conscientização da doença para cada vez mais salvar vidas femininas.

A 7ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose será realizada no dia 28 de março de 2020. Clique aqui (LINKAR INSC) e saiba a cidade mais próxima. Faça sua inscrição gratuita e participe.

A participação de médicos, portadoras e seus familiares tem aumentado a cada ano, o que é extremamente positivo para obter informações que levarão à paciente a aprender mais sobre a nova conscientização da doença para ir atrás do tratamento correto e também porque mais pessoas começarão a se familiarizar com os sintomas da doença e, consequentemente, teremos o diagnóstico precoce.

Precisamos urgentemente de mais capacitação médica. Em 2017 coloquei esse adendo na missão do blog. Os médicos precisam se informar mais sobre a doença e passar a ter um novo olhar.

Em 2019 foi mais um ano que conseguimos salvar muitas vidas transmitindo informações de qualidade e exclusivas com nossos parceiros. Porque o conhecimento é a única arma que nós temos para combater a desinformação.

2019 foi mais um ano de trabalho árduo, de muito, muito, trabalho. Mas quando a gente ama o que se faz, o trabalho torna-se mais prazeroso. Aos poucos estou passando os textos principais do blogspot para este de domínio próprio.

2019 foi o ano que mais escrevi textos autorais: 31. Continuo estudando cada vez mais para continuar passando de forma leiga informação científica e de qualidade, pois esta normalmente está numa linguagem que, geralmente, é incompreendida pela maioria das endomulheres.

Em abril, sempre na luta por políticas públicas efetivas e tratamento completo pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mais uma vez fui uma das palestrantes no “Pauta Feminina”, que saiu do Senado e agora está na Câmara Federal.

Já prevejo 2020 como os anos anteriores: de muito trabalho. Aliás, cada ano que passa temos mais trabalho, pois a visibilidade está cada vez maior. Pretendo dar mais palestras neste novo ano.

Fechamos 2019 com um grande feito. A campanha lançada em novembro pelo A Endometriose e Eu intitulada “Campanha de Conscientização contra o Abuso Psicológico e Sexual das EndoMulheres” foi matéria na revista Claudia de dezembro e com direito a chamada de capa, acesse o @aendoeeu.

E no último semestre iniciei a empreitada de vídeos no YouTube e está sendo muito positiva a repercurssão e o feedback de vocês. Toda quarta-feira, um novo vídeo para você. Inscreva-se aqui e receba os vídeos em primeira mão assim que eu postar no canal. Agradeço imensamente ao Victor, responsável pela filmagem e edição.

Estou muito animada para 2020 e tenho motivo de sobra para isso: em abril, o blog completará 10 anos. Uma década falando sobre endometriose. Fecho os olhos e volto ao tempo. E jamais imaginei que o A Endometriose e Eu se tornaria referência no assunto no Brasil e no mundo.

Comecei em 2010 como meu diário. Contava todas as minhas dores, angústias, anseios, expectativas, tratamento, a realidade vivida nua e crua pela portadora que sofre com as dores severas.

E, após minha cura, em 2012, não vi mais sentido em tê-lo como diário e decidi estudar a doença sob um novo ponto de vista – já comprovado pela ciência -, e transformei-o em conteúdo 100% jornalístico, que já tinha, mas era bem pouco.

No fim de 2013 passei a me dedicar 100% ao blog e, um ano depois, o A Endometriose e Eu cresceu tanto que virou microempresa. Comecei a trabalhar profissionalmente com o blog e passei a me dedicar ainda mais aos estudos e a ele.

2020 será regido pelo número 4. E eu só vejo boas coincidências deste número ao blog. A essência do 4 é o foco e a consciência para construir uma base sólida para o futuro.

E é justamente isso que esta primeira década de blog está construindo. O trabalho em equipe também estará mais fortalecido e isso vejo ainda mais união e crescimento na equipe da EndoMarcha Time Brasil.

O Sol será o regente do novo ano. É o astro responsável pelo sucesso e prosperidade e por iluminar as áreas que devemos priorizar no próximo ano.  

Ao mesmo tempo que ele ilumina, ele também queima. Por isso, é importante focar no que interessa para que a luz e o calor do sol não queimem seus planos, suas ações.

Já no horóscopo Chinês, o ano será do Rato. A partir do dia 25 de janeiro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021, o rato do elemento metal será o regente.

Na astrologia Oriental, 2020 será marcado por recomeços, oportunidades e inspirações para novos projetos. Se você tem um projeto engavetado já pode pensar em tirar da gaveta e coloca-lo em ação. Este animal favorece a alegria, a comunicação e a possibilidade de novas relações.

Já estamos na contagem regressiva para os 10 anos de A Endometriose e Eu. Já prevejo que 2020 será um ano muito especial, de celebrações e grandes conquistas.

Agradeço de coração a todos que colaboram comigo no blog. Não citarei nomes, mas quero que todos que trabalham comigo saibam que vocês são fundamentais pelo excelente trabalho do blog.

Nossos votos é que você tenha muita saúde em 2019. Antes de pedir qualquer outra coisa, temos de pedir e mentalizar muita saúde, não só do corpo, mas da mente. 

Saúde é o bem mais precioso de uma portadora de endometriose. Também desejamos que seja um ano iluminado, que a luz invada e irradie por toda sua vida, em todos os âmbitos.

Que sua passagem de ano seja de muita energia positiva, muita luz, muita alegria e união. Beijo carinhoso! Caroline Salazar e equipe!

Deixe seu comentário