“Com a Palavra, o Especialista”, Doutor Hélio Sato!

0

Em meio à pandemia global que estamos vivendo desde março deste ano, não há outro assunto que seja tão falado entre as endomulheres quanto o novo coronavírus.

E a principal dúvida que vem à cabeça é: as portadoras têm mais chances de se contaminar ou de desenvolver formas mais graves da doença? O mito de que a doença teria uma ‘origem autoimune’ corrobora para amedrontar ainda mais as endomulheres, mesmo ainda sem nenhuma comprovação da ciência sobre tal fato.

Por isso, vamos abordar, mais uma vez, esse tema na coluna “Com a Palavra, o Especialista”. No vídeo, o doutor Hélio Sato ratifica que as endomulheres, sem nenhuma outra comorbidade, não são consideradas do grupo de risco.

Esse tema já foi abordado aqui no A Endometriose e Eu no texto “Mulheres com endometriose têm mais chances de se contaminar com o Covid-19”, com nota e edição do doutor Alysson Zanatta.

Além do Covid-19 e endometriose, o doutor Hélio Sato também tira dúvidas sobre a adenomiose em homenagem ao Abril Roxo – Mês de Conscientização da Adenomiose

Outra questão abordada é se a endomulher pode tomar a vacina da gripe H1N1. Em janeiro de 2018 falei no blog sobre a vacina contra a febre amarela, dengue

Aperte o play e tire suas dúvidas! E, atenção, independente de você ser do grupo de risco ou não, neste momento é muito importante nosso distanciamento social para tentarmos achatar a curva de contaminação e evitar o colapso no sistema de saúde. Fique em casa! Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

Atenção: Esta coluna existe para tirar sua dúvida e para que você vá mais informada na sua próxima consulta. Porém, ela não substitui sua consulta médica, e, em hipótese nenhuma, tratamos de casos específicos nesta seção.

Comments are closed.