EndoMarcha 2019: Faltam 15 dias, você já se inscreveu? É gratuita!

0

Atenção, atenção!! Faltam 15 dias para a EndoMarcha 2019. No dia 30 de março, 20 cidades brasileiras e mais de 75 países no mundo todo, estarão unidas em e prol das mais de 200 milhões de endomulheres.

Desde 2014 temos um dia do ano para sair às ruas e não apenas reivindicar seu direito, que já deveria ser garantido por lei, mas também para conscientizar a sociedade de que a endometriose existe e que as mulheres atingidas precisam ser olhadas e cuidadas.

Como ainda há muito mito sobre a doença, somente espalhando os principais sintomas é que poderemos ter o diagnóstico precoce e, consequentemente, salvar vidas femininas das dores, claro, para aquelas que as sentem.

Um dos mitos é quando falam que a doença atinge apenas mulheres em idade reprodutiva. Se for consenso mundial que a idade reprodutiva inicia já na menarca, independente, da idade da menina/ mulher, aí tudo bem.

Mas como ainda falam que a idade reprodutiva é dos 13, 15 aos 45 anos, ficaria fora desta estatística as meninas jovens. E é justamente essa camada da população – adolescentes – que precisam ser alertadas sobre os principais sintomas.

Esse foi meu alerta no texto “Março Amarelo: cólica menstrual progressiva, um dos sintomas da endometriose atinge adolescentes”.

Além do diagnóstico precoce, a 6ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose também é nosso único movimento, e um movimento mundial, claro, onde há mais força, que luta em prol do tratamento correto e efetivo pelo SUS.

Você já se inscreveu? Ainda não? Está esperando o quê? Você sabia que, graças ao movimento da EndoMarcha Time Brasil, já conseguimos três leis de conscientização no Brasil? Agora essa empreitada está se espalhando por todo país.

Ainda dá tempo para fazer sua inscrição gratuitamente, clique aqui. Mas, atenção: se você já preencheu o cadastro em alguma edição anterior, não precisa preencher novamente. Basta uma única inscrição!

Além de lutar por nossos direitos (leia o que reivindicamos) e diagnóstico precoce, a EndoMarcha também tem o objetivo de transmitir a correta informação, pois somente assim é que a doença passará a ter melhor entendimento, e, consequentemente, tratamento correto e efetivo.

É urgente a necessidade de políticas públicas para as portadoras de endometriose. E é a nossa união que vai mudar a triste realidade das endomulheres brasileiras.

Leia nossas reivindicações e, se você concorda, participe! Precisamos salvar as novas gerações!

Clique aqui e conheça as 20 cidades participantes, as concentrações e trajetos EndoMarcha Time Brasil, e baixe nosso flyer virtual.

Nosso dia está chegando. A união faz a força e juntas somos mais fortes. Espero todos! Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Deixe seu comentário